Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida." (Franz Kafka) Que eu perca então o meu tempo a fazer algo que me dá prazer: cozinhar.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
A escolha diária de uma refeição é algo cansativo e por vezes gosto de esperar até ao último momento para decidir. Hoje optei por usar os legumes que tinha no frigorifico e procurar uma receita nos livros. Deparei-me com algo muito interessante, uma receita tipicamente espanhola (Mancha) e pelos vistos um dos pratos favoritos de Dom Quixote (com algumas variantes é claro). A receita é do livro La Cuisine à toute vapeur (pag. 142-143). A foto não é a mais bonita, uma vez que, simplifiquei o processo de montagem. No entanto o sabor é espectacular :-).
Ingredientes (para 5 pessoas):
-4 ovos lavados
-200g de cogumelos cortados em 4 (não usei)
-130g de curgette com a pele cortada em pedaços (usei 260g de curgette pois não tinha beringela)
-130g de beringela com a pele cortada em pedaços (não usei)
-80g de pimento vermelho cortado em pedaços (usei 160g pois não usei o pimento verde)
-80g de pimento verde cortado em pedaços (não usei)
-150g de cebola cortada em 4
-50g de azeite virgem
-250g de tomate de lata
-1 pitada de sal
-1 pitada de pimenta de Cayenne (usei normal)
-4 fatias de bacon (facultativo)
Base da lasanha
-9 fatias de pão de forma sem crosta (usei um pão de centeio com crosta)
Molho Béchamel
-40g de azeite virgem
-40g de farinha
-400g de leite
-60g de parmesão ralado
-1 c. de cafe de sal
-1 pitada de pimenta
-1 pitada de noz moscada (eu deito a gosto)
Preparação (1h30):
Colocar os ovos e os cogumelos (não usei) na Varoma. Reservar.
Colocar os pedaços de curgette, de beringela (não usei), de pimentos e de cebola no copo, picar 4 seg/ vel 4.
Juntar o azeite e refogar 10 min/ Varoma/ /
.
Juntar o tomate, temperarcom sal e pimenta, cozinhar 5 min/ Varoma/ /
.
Colocar a Varoma e cozer 20 min/Varoma/ /
.
No fim, reservar os cogumelos para o molho béchamel.
Arrefecer os ovos durante alguns minutos em água fria. Tirar-lhes a casca e cortá-los em fatias para a preparação da lasanha. Tranferir os legumes para um recipiente e reservar.
Montagem da lasanha:
Original
Filmar a forma de bolo inglês (aproximadamente 30x12x10 cm) com filme.
Colocar uma camada de 3 fatias de pão no fundo da forma. Por cima cobrir com metade da mistura de legumes e de seguida uma camada com os ovos cortados. Colocar mais uma camada de fatias de pão, ovos e legumes. Finalizar com as 3 fatias de pão.
Cobrir com o filme, colocar um peso por cima para entalar e ajudar a definir as camadas. Levar ao frigorifico durante cerca de 2 h.
Método simplificado
Revestir uma forma de bolo inglês (aproximadamente 30x12x10 cm) com uma folha de papel vegetal, deixando ficar o papel excedente.
Colocar uma camada de 3 fatias de pão no fundo da forma. Por cima cobrir com metade da mistura de legumes e de seguida uma camada com os ovos cortados. Colocar mais uma camada de fatias de pão, ovos, legumes e as fatias de bacon). Finalizar com as 3 fatias de pão e comprimir um pouco para compactar as camadas. Colocar no frigorífico.
Molho béchamel
Sem limpar o copo, deitar o azeite e os cogumelos, e refogar 2 min/ 100°C/ vel 1.
Juntar a farinha e cozer 1 min/ 100°C/ vel 1.
Juntar o leite, o parmesão,o sal, a pimenta e a noz moscada, cozer 5 min/ 100°C/ vel 2.
Original
Antes de servir, retirar o filme que cobre a forma, colocar a forma sobre um prato de ir ao forno e retirar o restante filme. Deitar o molho béchamel por cima da lasanha e polvilhar com queijo parmesão. Gratinar no forno durante cerca de 5 min a 200°C.
Método simplificado
Retirar a forma do frigorífico e deitar o melho béchamel por cima da lasanha (cuidado para que o molho béchamel não transborde ). Polvilhar com queijo parmesão e levar ao forno 10 min a 200°C. Desenformar com cuidado para um prato e servir.
En français:
Le choix d'un repas est toujours quelque chose de fatigant et par fois j'aime attendre jusqu'au dernier instant pour choisir. Aujourd'hui j'ai utilisé les légumes que j'avais dans le réfrigérateur et j'ai cherché une recette dans les livres. J'ai trouvé un plat très intéressant, typiquement espagnole (région de la Mancha) et un des mets préféré de D. Quichotte qui se décline en de nombreuses variantes. La recette est du livre La Cuisine à toute vapeur (pag. 142-143). La photo n'est peut-être pas une des plus belle, parce que j'ai simplifié l'opération de montage, mais en tout cas le goût est formidable :-).
J'ai fait quelques changements à la recette originale:
-260g de courgette (je n'ai pas mis d'aubergine); 160g de poivron rouge (je n'ai pas mis de poivron vert); 4 tranches de bacon
Le montage simplifié:
Recouvrir un plat à cake avec du papier sulfurisé, en laissant l'éxcedent. Disposer une couche de pain au fond du moule. Etaler par-dessus la moitié du mélange de légumes et ensuite une couche d'oeufs coupés en tranches. Répéter cette opération: une couche de pain, une couche de légumes et une d'oeufs. Finir par une couche de pain. Comprimer un petit peu pour compacter les couches. Mettre au frigo.
Pour finir, verser le béchamel sur la terrine (encore dans la moule) et saupoudrer de parmesan. Enfourner 10 min à 200°C. Démouler avec attention dans une assiette et servir.
Por favor. A mistura "comida quente envolvida em p...
Eh pá, parecem deliciosos :D
Saudades da tua comida Sofie 😘☺️👌🏼
Que aspeto lindo 😍😍 que vontade de provar 😋
Está com um aspeto maravilhoso!!!