Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
"O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida." (Franz Kafka) Que eu perca então o meu tempo a fazer algo que me dá prazer: cozinhar.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Queria fazer um bolo de aniversário diferente mas com muito sabor...após várias consultas decidi fazer um bolo de mármore com recheio e cobertura de caramelo (Fonte: Livro da Sónia Azoia Como Criar um Negócio de Bolos Decorados-pág.131-133).Tudo correu bem até chegar á cobertura...não consegui que ficasse como pretendia (problema com as natas) e portanto tive que improvisar. Optei por colocar uns macarrons por cima que tinha feito em casa.
Ingredientes:
Para o bolo de laranja
-375g de açucar
-raspa de 1 laranja grande
-200ml de sumo de laranja
-375g de farinha
-1 c. de chá bem cheia de fermento
-6 ovos
-2 c. de chá de essencia de baunilha (receita original é com pasta)
-300g de margarina
Para o bolo de chocolate
-300g de açucar
-200ml de leite
-300g de farinha
-150g de chocolate em pó
-1 c. de chá bem cheia de fermento
-6 ovos
-2 c. de chá de essencia de baunilha (receita original é com pasta)
-300g de margarina
Para o recheio e cobertura
Ganache de caramelo
400ml de natas
50g de açucar
Biscoitos Mikado (alternativa ás natas e açucar acima descritas)
Ganache de caramelo
240g de açucar
60ml de água
60g xarope de glucose (como não encontrei xarope dissolvi glucose em pó em água)
500g de chocolate de leite
350ml de natas
10g de flor de sal
Preparação (3h):
Bolo de chocolate
Na cuba do robot colocar a margarina amolecida e bater por 30 segundos, adicionar o açucar e bater até obter um creme esbranquiçado e fofo.
A parte colocar os ovos numa taça, adicionar a baunilha e bater suavemente adicionando aos poucos ao batido, sem nunca parar de bater.
Peneirar a farinha e o fermento para uma taça e misturar o chocolate no leite.
Alternadamente, adicionar ao batido a farinha e fermento peneirados e o leite com o chocolate. Reservar.
Bolo de laranja
Na cuba do robot colocar a margarina amolecida e bater por 30 segundos, adicionar o açucar e bater até obter um creme esbranquiçado e fofo.
A parte colocar os ovos numa taça, adicionar a baunilha e bater suavemente adicionando aos poucos ao batido, sem nunca parar de bater.
Peneirar a farinha e o fermento para uma taça e juntar a raspa ao sumo de laranja. Alternadamente, adicioná-los ao batido até obter um creme homogéneo.
Na receita original foi utilizada uma forma de bolo xadrez da Wilton mas como eu não tinha utilizei 2 formas de 22 cm cada (uma mais alta do que outra). Untar com manteiga e polvilhar com farinha cada uma das formas. Deitar alternadamente em cada uma a massa de chocolate com a massa de laranja. Colocar em camadas as 2 massas e passar uma colher entre elas,misturando-as assim de forma suave. Levar ao forno pré-aquecido a 160°C durante 50 minutos ou até o palito sair seco.
Depois de frio, rechear o bolo com ganache de caramelo.
Ganache de caramelo
Levar ao lume o açucar, a água e o xarope de glucose. Mexer até que o açucar se dissolva e deixar ferver-sem mexer- até atingir os 145°C.
Retirar do lume e adicionar as natas (que devem estar á temperatura ambiente) e o sal marinho. Neste processo é preciso ter muito cuidado, pois o caramelo irá borbulhar com alguma intensidade.
Mexer até que o creme fique homogéneo e deitar sobre o chocolate.
Mexer até obter um creme liso e deixar arrefecer até conseguir obter a consistência certa para barrar (o ideal é fazer este recheio de véspera).
Montagem
Partir o bolo mais alto em dois e rechear todas as camadas (2 da forma mais alta com a da forma mais baixa) com o ganache de caramelo.
Cobrir o bolo todo com o ganache e decorar com macarrons e colocar biscoitos Mikado em toda a volta.
Fiz desta forma porque não consegui bater as natas com o açucar até ficarem firmes (coalhavam). Caso consigam podem continuar adicionando o creme das natas e açucar ao restante ganache de caramelo (que deve estar á temperatura ambiente) e bater até que fique suave e homogénea.
Passar uma camada de creme em todo o bolo e com a espátula fazer o efeito de nuvem no topo. Com um saco de pasteleiro (com boquilha lisa) fazer pressão de forma a obter bolas volumosas.Com a parte cõncava da colher, arrastar suavemente a bola que fez para a lateral e ficará como uma gota. Começar sempre de baixo para cima, e fazer sempre uma coluna de bolas de cada vez.
Bom proveito!
Por favor. A mistura "comida quente envolvida em p...
Eh pá, parecem deliciosos :D
Saudades da tua comida Sofie 😘☺️👌🏼
Que aspeto lindo 😍😍 que vontade de provar 😋
Está com um aspeto maravilhoso!!!